Como o ROI do Marketing pode melhorar seus resultados

Como o ROI do Marketing pode melhorar seus resultados

Por Thiago Rodrigues - 3 de outubro de 2021 -

Você sabe como o ROI do Marketing contribui para os seus resultados e as estratégias de seu negócio? Independentemente da área e de qual seja a ação implementada, existe a necessidade de analisar qual é o investimento feito e o retorno que ele proporcionou. Dessa forma, para as próximas etapas, é possível otimizar os custos de modo que a empresa obtenha números mais atrativos e garanta diferencial competitivo.

Pensando nisso, elaborei este artigo para que você entenda o que é o ROI do marketing, como ele é calculado, além de explicar como essa compreensão impacta a empresa como um todo. Continue a leitura e saiba mais!

O que é o ROI?

Trata-se de uma abreviação da expressão Returno Over Investment (na tradução livre, Retorno sobre o Investimento). Como o próprio nome já diz, é o retorno financeiro obtido por meio de suas campanhas. Nesse sentido, a equipe sabe quais são as ações que mais impactaram a empresa e quais são aquelas que precisam de um aperfeiçoamento para que os esforços sejam direcionados para o que traz resultados mais atrativos.

Seja qual for a ação ou campanha da área, é possível entender sobre o ROI e o impacto dele na área. Inbound marketing, e-mail marketing, blog corporativo, investimento em brindes para clientes, enfim, em todas as aplicações financeiras existe a possibilidade de compreender sobre o que houve de retorno para o planejamento do orçamento em outras ações.

Por que é importante calcular o ROI do marketing?

Por que é importante que a sua empresa calcule o ROI de marketing? A seguir, selecionei os principais tópicos que mostram essa necessidade.

Embasar as futuras campanhas

O primeiro diferencial está relacionado a um melhor direcionamento para as futuras campanhas de marketing da empresa. Se uma ação teve muitos gastos e quase nenhum retorno, não seria indicado repeti-la com periodicidade. Porém, se trouxe bons resultados e garantiu o alcance dos objetivos com êxito, é um sinal de que é possível investir novamente nela.

Entender as fontes de lucro da empresa

Ao traçar o planejamento estratégico da empresa, certamente a equipe coloca algumas metas do que seria a fonte de lucro ideal para determinado período. Nesse sentido, ao calcular o ROI de marketing, é possível identificá-la, além de conferir os canais mais eficazes para se comunicar com o público.

Avaliar a eficácia das campanhas

Se houver a necessidade de comprovar a importância de investimento em ferramentas ou em patrocínio nas redes sociais, é preciso mostrar dados que tragam os resultados dessas ações. Desse modo, certamente o budget seria aprovado com mais facilidade. Sendo assim, o ROI será mais uma fonte de argumentação para a diretoria do negócio, que terá o entendimento do impacto positivo que as campanhas trazem para a empresa.

Como calcular o ROI de marketing?

Agora que você já sabe o que é o ROI de marketing e qual é a importância dele para a empresa, chegou o momento de entendermos como calculá-lo. Para isso, basta utilizar a fórmula:

ROI = Receita – Custo / Custo x 100.

Como essa equação chega ao valor do ROI, ela pode ser utilizada tanto para analisar um time, quanto um projeto ou a empresa como um todo. No entanto, profissionais têm dificuldades de classificar os números da forma correta.

Receita

Primeiramente, vamos entender o que é a receita dessa fórmula. Trata-se de toda a quantia financeira obtida por meio das vendas executadas. Porém, quando mencionamos o ROI de marketing, é preciso fazer um recorte das vendas obtidas apenas pelos meios que quiser analisar.

Exemplo: se há o interesse em descobrir o ROI dos investimentos em redes sociais, o ideal é pegar os números das vendas obtidas a partir dos canais em que houve investimento.

Custos

Como o próprio nome já diz, se referem ao valor do investimento feito para que aquele projeto tivesse viabilidade. Voltando ao exemplo das redes sociais, seria o valor destinado para que as campanhas estivessem no ar. Mas atenção: é preciso levar em conta todos os custos do projeto, como o dinheiro do patrocínio das postagens, o valor pago ao profissional que executa a demanda, entre outros.

Quais são as limitações do cálculo do ROI?

O cálculo do ROI conta com algumas limitações. A seguir, selecionei as principais. Confira!

Sazonalidade

A primeira limitação está relacionada à sazonalidade. Entenda: suponhamos que você fez um investimento nas redes sociais em uma época em que o seu atendimento naturalmente trabalha bastante em todos os canais.

Dessa forma, existem os riscos de essa sazonalidade mascarar os resultados. Independentemente de haver investimento ou não, teria boas vendas naquele período, principalmente se comparado com outras épocas do ano. Sendo assim, o time é levado a pensar que os resultados foram positivos e que está tudo caminhando bem, quando apenas foi um período pontual.

Métricas de vaidade

A equipe deve estar atenta às métricas de vaidade. Entenda: se o investimento em Google Ads aumentou o tráfego de site, é um sinal de que a campanha está no caminho certo. Porém, de nada adianta esse crescimento se os visitantes não se transformaram em leads e não prosseguiram no funil de vendas. Ou seja, nunca deixe de lado os resultados palpáveis que as ações trouxeram para a empresa.

Adaptações

Por fim, é um risco não alterar campanhas apenas porque o ROI foi positivo nos últimos investimentos feitos. Em marketing, devemos testar continuamente e verificar quais são as ações que trazem resultados mais significativos. Assim, certamente a empresa tende a ganhar mais e a garantir vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Neste conteúdo, você entendeu o que é o ROI de marketing, as vantagens de entender esse indicador e como deve ser feito o cálculo. Para buscar constantemente por melhorias no ROI, não deixe de mapear o comportamento de seu consumidor, de investir constantemente na nutrição de leads e de respeitar sempre as etapas do funil de vendas para garantir maior efetividade junto aos seus clientes.

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