Por que o marketing de relacionamento é essencial para sua estratégia?

Por que o marketing de relacionamento é essencial para sua estratégia?

Por Thiago Rodrigues - 21 de outubro de 2021 -

Fidelizar o cliente deve ser uma preocupação de qualquer negócio. Por meio dessa estratégia, torna-se mais fácil conquistar público novo por meio de recomendações de quem já conhece a sua empresa, obter informações importantes sobre a sua audiência, além de garantir a recorrência de vendas.

Para conquistar todos esses ganhos, é muito importante investir em marketing de relacionamento, pois isso contribui significativamente para manter as pessoas engajadas e fortalecer a sua marca.

Neste material, entenda um pouco mais sobre o que é o marketing de relacionamento e quais são as vantagens que ele traz para um negócio, além de conferir dicas de como implementá-lo. Continue a leitura e saiba mais!

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento envolve um conjunto de ações que visa manter o cliente próximo, além de garantir ganho de diferencial competitivo para a organização.

Com o objetivo de reforçar a relação entre a marca e o consumidor, aumentando a proximidade entre eles, a empresa traça estratégias que oferecem benefícios às pessoas que consomem seus produtos ou serviços, garantindo a sua fidelização.

Assim, além de retornarem ao seu negócio sempre que precisarem, são grandes as chances de os clientes também se tornarem promotores da sua marca. Tanto nas redes sociais quanto em seu convívio diário, é provável que eles recomendem a empresa para amigos e familiares, o que contribui para que seu alcance se torne ainda maior.

Quais as vantagens do marketing de relacionamento?

A seguir, selecionei algumas das principais vantagens do marketing de relacionamento para a empresa. Confira!

Feedback de clientes

O primeiro deles está relacionado ao feedback de clientes. Estando próximo de seu público, consequentemente você terá a oportunidade de entender o que ele espera de seu negócio, quais foram os pontos positivos oferecidos pela sua empresa e o que precisa ser melhorado.

Entre as vantagens que isso traz, destaco:

  • maior precisão na hora de mensurar a satisfação do cliente;
  • insights para melhorar a experiência do cliente;
  • acesso a dados relevantes que podem ser utilizados para uma tomada de decisão mais efetiva.

Otimização do funil de vendas

O funil de vendas é basicamente um processo que possibilita à empresa acompanhar a trajetória do cliente desde o primeiro contato até o fechamento da venda. Se destacam, ainda, as empresas que também estão atentas ao pós-venda.

Por meio dessa estratégia, que pode ser potencializada com o marketing de relacionamento, o negócio tem a chance de melhorar as ofertas e identificar problemas.

Outras vantagens incluem as oportunidades de reativar clientes e de transformar o atendimento em um diferencial competitivo.

Naturalmente, essas medidas possibilitam a disseminação da marca, contribuindo para que outras pessoas possam conhecer seus produtos ou soluções.

Aumento do volume de vendas

Esse ganho está diretamente relacionado aos pontos anteriores. A partir do momento em que o negócio se preocupa em melhorar o atendimento e oferecer uma experiência mais positiva aos clientes, sua imagem perante o mercado se beneficiará.

Quando um potencial cliente pesquisar pela reputação de seu negócio e verificar depoimentos de fãs da sua marca, aumentarão as chances de ele fechar negócio com a sua empresa, elevando o volume de vendas.

Quais estratégias de marketing de relacionamento adotar na empresa?

Agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens do marketing de relacionamento, selecionei algumas dicas de estratégias para adotar na sua empresa. Confira!

Programas de fidelidade

Programa de fidelidade é uma estratégia de retenção de clientes cada vez mais comum entre as empresas. Para elaborar uma ação que seja de fato efetiva, é preciso inicialmente escolher qual será a recompensa.

Nesse sentido, é essencial conhecer o seu público-alvo, saber quais são seus hábitos de compra e o que eles gostariam de adquirir, entre outros pontos relevantes.

Para ajudá-lo a escolher o que faz mais sentido para o seu negócio, trouxe alguns exemplos de programas de fidelidade populares:

  • Cartões de fidelidade — nesse método, o cliente adquire um cartão e, a cada nova compra, a empresa fará um registro. Quando alcançar o número preestabelecido, ele ganha algum prêmio;
  • Programas de coalizão — funciona a partir de uma parceria entre empresas que vendem produtos complementares. O cliente consome nas empresas participantes e pode adquirir prêmios quando conquistar a pontuação necessária;
  • Programas de cashback — o cliente recebe de volta parte do dinheiro investido em seus produtos e serviços;
  • Programas personalizados — o cliente pode, por exemplo, acumular pontos que podem ser trocados por produtos e serviços de sua escolha.

Ofertas de brindes

Ao realizar o cronograma de marketing de sua empresa, verifique quais são as oportunidades para oferecer brindes aos seus clientes. Você tem a oportunidade de utilizar essa estratégia em feiras e eventos, datas comemorativas e até mesmo como uma ação de fidelização.

Afinal, o cliente ficará feliz com o mimo recebido, o que o incentivará a voltar à sua empresa sempre que houver necessidade de adquirir outros produtos e serviços.

Além disso, as pessoas tendem a postar em suas redes sociais o que ganharam, ampliando ainda mais o alcance de sua marca em relação à sua audiência.

Entre as vantagens de adotar essa estratégia, destaco:

  • Brindes são direcionados — a empresa tem a oportunidade de destinar itens para potenciais clientes que já estejam em seu pipeline de vendas, acelerando a decisão de fechar negócio;
  • Brindes são personalizáveis — além de a sua empresa ter a possibilidade de colocar a marca exposta nesses materiais, a equipe tem a oportunidade de personalizar os itens de acordo com o objetivo da campanha;
  • Brindes contribuem para o reconhecimento da marca — sempre que o cliente for utilizar o brinde oferecido, a marca de seu negócio será vista, o que ampliará o brand awareness;
  • Brindes são memoráveis — por se tratar de marketing de relacionamento, é preciso buscar por ações que sejam memoráveis. Um brinde útil causará uma impressão positiva e duradoura no cliente.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é marketing de relacionamento, quais são as vantagens que ele traz para a empresa, além de ter ficado por dentro de dicas práticas que podem ser adotadas em seu negócio.

Independentemente da estratégia escolhida, o ideal é usar a criatividade, além de optar por aquela que melhor se encaixa ao perfil de seu cliente. Assim, você tem a oportunidade de encantá-lo, alcançando os ganhos mencionados.

Caso queira conhecer outras tendências, continue no blog e saiba mais sobre ações de marketing criativas!