8 dicas de fidelização de clientes que fazem a diferença nas empresas

8 dicas de fidelização de clientes que fazem a diferença nas empresas

Por Wesley Moura - 29 de setembro de 2021 -

A competitividade entre as empresas tem sido cada vez mais acirrada. Isso porque, a todo momento, surgem empreendimentos concorrentes que oferecem serviços semelhantes e de boa qualidade. Portanto, para evitar que o seu negócio fique para trás e tenha queda nos lucros, é preciso saber investir em estratégias de fidelização de clientes, permitindo que o empreendimento cresça de forma progressiva e se destaque no mercado de atuação.

Quer descobrir 8 dicas de fidelização de clientes? Então, não deixe de conferir todos os tópicos a seguir! Boa leitura!

1. Ofereça um bom atendimento

Ter um bom atendimento é o primeiro passo na fidelização de clientes, pois ninguém gosta de chegar em um local e não ser bem atendido, não é mesmo? Por isso que a cordialidade, a simpatia e a atenção são características fundamentais para que essa estratégia dê certo.

No entanto, para que tudo ocorra como planejado, é preciso que todos os colaboradores estejam bem treinados para atender a clientela da melhor forma possível. E, mesmo diante daqueles clientes mais difíceis, é preciso manter a calma e a paciência, de modo a resolver os possíveis problemas de forma amigável. Assim, os consumidores vão perceber que a companhia tem respeito e compromisso com todos que compram no local.

2. Tire todas as dúvidas

Na hora de comprar um produto ou serviço, muitas pessoas ficam em dúvidas sobre as características dele, a forma de uso, as opções de parcelamento, os descontos, entre outros. Nesse momento, é importante ter atenção a tudo que o cliente está falando, para que consiga responder a todos os questionamentos de forma correta e prestativa.

Para não errar na hora de falar com o público, é necessário que a equipe estude bem sobre os produtos e serviços ofertados pela organização. É preciso entender como funcionam todos os processos, pois só assim será possível tirar todas as dúvidas que surgirem, sem cometer equívocos na hora da explicação.

3. Mantenha a comunicação

Ter uma comunicação clara e eficiente também faz parte do processo de fidelização de clientes. Isso porque, na hora da venda, de nada adianta um profissional entender de todos os processos organizacionais se ele não souber se expressar corretamente. O ideal é que ele treine bem sua oratória, para que ela seja clara e objetiva.

Além disso, ter uma boa comunicação nas mídias sociais também faz toda diferença para quem deseja atrair e fidelizar os clientes. Isso é necessário porque as pessoas estão cada vez mais mais conectadas nos meios digitais. Então, se a empresa não estiver presente nas mesmas plataformas que os seus consumidores, certamente ela ficará para trás na hora de encantá-los.

4. Foque na qualidade dos produtos/serviços

Uma empresa que sabe focar em produtos e serviços de qualidade já está um passo à frente da sua concorrência, pois conseguirá ganhar a admiração dos clientes e fazer com que eles sejam consumidores fiéis da sua marca. Da mesma forma, será possível atrair mais compradores para a companhia, inclusive por indicação de amigos, conhecidos ou familiares que também já compraram na organização.

Tudo isso permite que o negócio consiga aumentar sua lucratividade. Além disso, também será possível fazer com que a marca ganhe mais credibilidade e confiança de todas as pessoas que compram e pretendem comprar na empresa.

5. Invista em programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são excelentes para manter os consumidores fiéis à marca. Grande parte deles funcionam com acúmulo de pontos a partir de determinadas compras, que podem ser usados futuramente para troca de produtos/serviços ou descontos na aquisição de novos bens, por exemplo.

Essa também é uma forma de incentivar as pessoas a continuarem comprando em determinado empreendimento, pois elas ficam cientes de que, nesse local, poderão contar com inúmeras vantagens diferenciadas dos concorrentes. Isso possibilita maiores ganhos e menos prejuízos para os clientes e para a organização.

6. Antecipe os problemas

Quando uma empresa sabe antecipar os problemas referentes à compra de produtos e serviços, por exemplo, é possível evitar que ocorram transtornos com os consumidores. Assim, caso o cliente compre um aparelho eletrônico na loja e você perceba que todo o lote desse equipamento veio com defeito de fábrica, é preciso que a empresa se antecipe e fale diretamente com o comprador antes que ele vá na companhia realizar uma reclamação sobre a compra.

Essa estratégia também é válida para outros tipos de reclamações e problemas. Sempre que identificar que alguma reclamação está para acontecer, devido a alguma falha técnica ou qualquer outro motivo, é importante se antecipar para resolver as situações da melhor forma possível, sem trazer prejuízos para os consumidores.

7. Surpreenda

Outra estratégia para fidelização de clientes é surpreender o seu público de forma positiva. Isso pode ser feito por meio de ações dentro da loja, como dar desconto na compra de um segundo item, realizar uma venda antecipada de produtos/serviços, ofertar frete grátis nas compras por delivery, entre outras.

Existem diversas formas de surpreender os consumidores, mas você deve fazer isso de acordo com o perfil do seu público. Assim, será possível investir em surpresas que realmente agradem a todos e sejam vantajosas tanto para os consumidores fiéis quanto para aqueles que pretendem iniciar aquisições no estabelecimento.

8. Dê mimos

Quem não gosta de receber mimos, não é mesmo? Eles são uma ótima estratégia para cativar a clientela e deixá-la ainda mais feliz com as compras realizadas. Por isso é importante investir em brindes atrativos e que sejam do agrado de todos.

Para entender qual o melhor brinde para oferecer aos seus clientes, você poderá fazer uma breve pesquisa nas redes sociais da sua marca, como uma enquete no Instagram. A partir da maioria das respostas obtidas, saberá qual é o brinde mais apropriado para disponibilizar na loja. Isso permite que todos fiquem satisfeitos e encantados com a empresa.

Mas, na hora de escolher os brindes ideais para a clientela, é preciso contar com a ajuda de uma organização séria, que venda produtos personalizados e de qualidade, como é o caso da Creative. Essa empresa está há 23 anos no mercado, desenvolvendo os melhores materiais de acordo com as necessidades de cada consumidor. Além disso, ela disponibiliza amostras virtuais para que você saiba como ficará o brinde antes da sua produção em larga escala. Dessa forma, fica mais fácil garantir fidelização de clientes, deixando-os cada vez mais satisfeitos.

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